ba9174a02e35d
top of page
  • Foto do escritorDaniel Ribeiro

Quem é Luciana Martins? Ganhadora do prêmio de Fotografia do Ano na Categoria Família


Luciana Martins, fotógrafa da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, diz que tudo mudou depois da gestação da sua filha onde ela sentiu que a fotografia era algo que fazia parte dela. Diz que a fotografia proporcionou momentos incríveis em sua vida e tem como objetivo fotografar a vida.



Luciana diz que para preparar uma carreira que você consiga chegar em um nível de excelência com a fotografia documental de família é imprescindível conhecer seu equipamento e compreender o comportamento da luz ambiente. Porém, fotografia documental vai muito além disso. As vivências nos constroem. Praticar a fotografia documental, em diversas situações da vida, sejam pessoais ou profissionais, irão nos preparar para a organização daquilo que vemos, para a leitura da luz, para as antecipações que precisamos ter. A fotografia documental também exige uma participação do profissional, não como agente influenciador, dirigindo e coordenados os fatos, mas sim como um atento e imerso observador. Como falo, é preciso ver e viver junto os momentos, para que nossa sensibilidade seja capaz de ver além, de perceber detalhes, reações, sensações e trazer isso para o grande espectador.



Luciana conta que os principais desafios de uma mulher que cuida da casa é que a partir do momento que constituímos família, as responsabilidades se multiplicam e o tempo fica escasso. A mulher, indiscutivelmente, tem uma demanda muito maior e intensa com os filhos. Acredito que hoje temos uma sociedade que já consegue olhar para a mulher com valor e reconhecimento, nos diversos papéis que ela ocupa. E também visualizo e experimento, ter um marido/pai que vive a família junto. Conciliar as necessidades individuais do casal, atender todas as demandas da casa e dos filhos, se aperfeiçoar, exercer a profissão, ser criativa, empreendedora e ainda pensar no próprio bem-estar, saúde e lazer é algo surreal. Porém, não conquistamos tudo isso junto. São etapas e momentos da vida que precisam ir se fortalecendo e dando espaço para novos desafios e novos passos. É uma lista enorme de pretensões que ao longo da vida vamos dando “check”. É impossível fazer tudo. Uma mãe profissional acaba tendo que fazer escolhas e dar prioridades. Nessa dança, muito nos deixamos em segundo plano, e aí que mora o grande desafio, talvez o maior. Senti o quanto estar esgotada, sem momentos meus, de cuidado com o corpo e com a mente, foi me prejudicando ao longo dos anos. Ao longo da jornada, me orgulho e me respeito. Sei que fiz o que era possível e o que estava ao meu alcance. Introduzir novos hábitos, novas metas, novos planos, nos mantém vivos e com expectativas por aquilo que vem pela frente. Entendi que posso viver capítulos da vida, não tendo que ser constante e perfeita em tudo, sendo mais gentil comigo mesma.



Luciana ganhou o prêmio de Fotógrafa do Ano 2023 na categoria Família, com suas incríveis fotos de família


Vamos colocar a redes social e site da fotógrafa para vocês conhecerem o trabalho incrível da Fabiana Martins:



Gostou? Vamos deixar os links do grupo e da associação a baixo:



Site da associação: www.instintocriativo.art.br



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page